Supervisor Trifásico MPX-93, MPX-111, MPX-97 e MPX-130
Tipo: MPX-93, MPX-111, MPX-97 e MPX-130
Introdução
Os Supervisor Trifásico MPX-93, MPX-111, MPX-97 e MPX-130 foram desenvolvidos pela Minulight Automação para proteção de equipamentos elétricos que não podem operar quando houver anomalias no sistema trifásico tais como: falta de fase, inversão da sequência das fases, desequilíbrio entre fases, bem como sub ou sobretensão em sua alimentação. Com tamanho compacto são montados em caixas plásticas apresentando alta resistência à choques ou vibrações, além de um sistema de fácil fixação em trilhos DIN ou parafusos. Atendem às funções ANSI: 27, 47, 48, 59 e 60.
Funcionamento
Com as três fases da rede equilibradas e na sequência convencionada, ligadas ao aparelho os relés de saída do supervisor serão energizados, e assim permanecerão até que ocorra:
Desequilíbrio entre fases (ANSI função 60)
O aparelho detecta um desequilíbrio no valor da tensão entre fases superior à 20% do valor nominal (assimetria modular) ou uma defasagem maior que 5% do que os 120°normais entre si.(assimetria angular). Os relés serão instantaneamente desenergizados.
Falta de fase (ANSI função 48)
O aparelho detecta a falta de uma das fases da alimentação e desenergizará instantaneamente seus relés de saída sempre que uma delas for inferior em 20% ao valor da tensão de alimentação nominal do aparelho. Isso garante seu funcionamento mesmo quando se supervisiona circuitos com motores elétricos que induzem uma voltagem que aparenta ser a fase que está faltando.
Sequência de fase (ANSI função 47)
Se a sequência convencionada como correta for trocada, o que causaria inversão na rotação dos motores elétricos alimentados por esse circuito, os relés de saída serão instantaneamente desenergizados.
Sub ou Sobretensão (ANSI função 27 e 59)
Se o valor de alimentação da rede trifásica diminuir ou aumentar até valores, individualmente ajustáveis no frontal do aparelho, os relés de saída serão desenergizados instantaneamente.
Os relés MPX-93 e MPX-111 possuem um tempo ajustável de inibição na energização da alimentação ou no restabelecimento das condições ajustadas para começar a supervisionar a mínima ou máxima tensão trifásica na entrada de supervisão, enquanto que os relés MPX-97 e MPX-130 possuem um tempo ajustável de retardo no ligamento.
Estes supervisores detectam falta de fase com nível de tensão de retorno, na fase interrompida, menor que 80% da tensão de alimentação.
Estes relés possuem sinalização de saída energizada ou desenergizada com indicação da falha por led. O led indicativo de “SAÍDA” quando aceso indica relé energizado. Se vier a piscar é porque há alguma anomalia, sub ou sobretensão. Se a anomalia ultrapassar o tempo de retardo, o relé é desenergizado e o led se apaga.